Para atender às exigências dos órgãos ambientais, obter certificações e proporcionar uma atuação sustentável para seus clientes, a FOXWATER oferece diferentes tecnologias para o tratamento da água e efluentes industriais, compatibilizando em sua aplicação os critérios ambientais, econômicos e técnicos.
Entre as Tecnologias específicas: Processos Físico-Químico; Processos Biológicos Aeróbios e Anaeróbios; Biodigestores; MBR – (Membrane Bio Reactor); POA – Processo Oxidativo Avançado; Microfiltração; Ultra Filtração; Nanofiltração; Osmose Reversa; Membranas de Troca de Gases para Nitrogênio etc.
Sistema Físico-Químico
Os tratamentos físico-químicos constituem um conjunto de processos destinados a diminuir ou, em alguns casos, eliminar aqueles componentes de um fluxo residual de origem industrial, classificados como contaminantes ou perigosos.
Esses sistemas podem ser métodos físico-químicos ou flotação por ar dissolvido.
Métodos físico-químicos
Para cada tipo de resíduo exige-se o tratamento adequado, por isso, existem diferentes métodos físico-químicos.
O processo é dividido nas etapas de coagulação, floculação e decantação. Onde são adicionados agentes químicos para a formação de partículas e, finalmente, promover a separação física das moléculas mais pesadas que a água, que serão removidas e prensada.
Flotação por ar dissolvido
Também conhecido como sistema FAD é utilizado para a separação de partículas sólidas e líquidas. Possui as etapas de coagulação e floculação.
A separação física ocorre por meio de insuflação de ar dissolvido, ajustado aos tamanhos das partículas, aumentando seu empuxo e causando sua ascensão.
Sistema Biológico
Aeróbico e Anaeróbico
Aeróbico
O sistema aeróbico ou de lodo ativado é indicado para o tratamento de despejos industriais e domésticos com carga orgânica, proporcionando destacada qualidade do efluente tratado.
Tem como objetivo principal a redução de compostos sólidos e orgânicos nos tratamentos de efluentes.
Com um decantador primário consegue-se a decantação de sólidos grosseiros suspensos. Em seguida, o efluente segue para o reator biológico para aeração com aeradores e difusores. Nesse reator, o lodo é separado e recirculado.
O decantador secundário é utilizado para a decantação do lodo, recirculação ou envio ao adensador de lodos para desaguamento.
O lodo excedente do processo pode ser prensado e enviado para aterro ou outra forma de tratamento prevista na legislação ambiental.
O sistema biológico está dividido nas seguintes etapas:
Gradeamentos Grosseiro e Fino;
Equalização;
Decantador primário
Reator Biológico Aeróbico ou/e Anaeróbico;
Decantador secundário;
Adensador de Lodo ou Prensagem do Lodo.
Anaeróbico
Aplicado em conjunto ou separado com sistemas Aeróbicos e normalmente é aplicado em efluentes com carga orgânica mais elevada.
MBR
A tecnologia “Membrane Bioreactor” ou MBR foi desenvolvida nos anos 1960 e utiliza-se de membranas seletivas ou semipermeáveis, que permitem a filtragem de efluentes.
Essas membranas retêm bactérias, vírus e contaminantes sólidos, obtendo-se um efluente de alta qualidade, podendo ser utilizado em diversas operações e processos, que não exigem a potabilidade da água.
Outro ganho com essa tecnologia é a produção reduzida de lodo, possibilitando redução dos custos operacionais de tratamento e destinação.
Remoção de Nitrogênio Amoniacal
Com tecnologia desenvolvida pela FOXWATER, o processo de membranagem possibilita a separação do composto de NH3 (Amônia).
Sua aplicação está voltada para o tratamento de água, efluentes e chorume, onde o sistema com membrana faz a contenção da Amônia.
O nitrogênio amoniacal (NH3 -N) é um poluente tóxico muito comum, tem origem em nos resíduos de esgoto, chorume dos aterros sanitários, entre outros.
A presença de Nitrogênio Amoniacal é um indicador de poluição em fontes naturais, sendo usado como uma medida de prevenção a saúde pública, já que a sua presença indica contaminação, podendo causar intoxicação se consumida.
A concentração de NH3 é um importante parâmetro para classificar a qualidade das águas.
Entre as técnicas utilizadas para eliminar o nitrogênio Amoniacal, estão:
- Remoção Biológica por Nitrificação e Desnitrificação
- Tecnologia de Air Stripping
- Eletrodiálise (Ed)
- Adsorção
- Osmose Reversa
- Cloração
Osmose Reversa
Como o próprio nome sugere, a osmose reversa é a inversão do processo de osmose natural.
É um processo no qual a água flui através de uma membrana semipermeável que bloqueia a passagem de sais ou outros solutos através dela.
Isto significa que dois líquidos com diferentes concentrações salinas, armazenados em um recipiente e separados apenas por uma membrana semipermeável e tendem a alcançar o equilíbrio (isto é, tendem à mesma concentração de contaminantes).
Eletrodiálise Reversa – EDR
O processo EDR consiste na separação eletroquímica com alto poder de recuperação e tratamento de águas salobras, com índices de remoção de sais entre 50 a 75%.
Ela utiliza o movimento dos íons para dessanilizar a água. Essa tecnologia requer menos pré-tratamento que a osmose reversa, resultando em operações mais confiáveis.
Entre as principais aplicações da Eletrodiálise reversa estão reúso de efluentes industriais, em especial de extração de gás e petróleo; polimento de água de captação e dessanilização de lençóis freáticos.
Ultrafiltração
Membranas Cerâmicas e Membranas PVDF
Utilizando-se de membranas cerâmicas com propriedades especiais, os sistemas de Ultrafiltração da FOXWATER oferecem maior resistência, durabilidade e vantagens em suas aplicações. As membranas de PVDF oferecem maior fluxo de Ultrafiltração e menor custo.
O sistema de Ultrafiltração podem ser incorporados aos projetos de MBR, ETA´s e ETE´s.
As membranas cerâmicas apresentam distintas vantagens sobre outros materiais:
- Estrutura assimétrica dos poros das membranas e propriedades especiais da cerâmica;
- Resistência a altas temperaturas e variações de temperatura;
- Resistência química (variações de pH 0 a 14) e a abrasão;
- Sistemas de limpeza automáticos;
- Durabilidade superior a 10 anos.
Filtração Automática
Tendo como elementos filtrantes as telas de aço inox com diferentes dimensões, o processo de filtração automática da FOXWATER oferece vantagens em relação aos demais processos.
Com um sistema de autolimpeza controlado por timer ou variação da pressão, ele garante maior durabilidade e permite alta vazão.
As características principais são:
- Sistema de autolimpeza controlado por variação de pressão ou controlado por timer;
- Capacidade de tratar líquidos com problemas de provocar obstrução;
- Altas vazões com requisitos reduzidos de área;
- Alta durabilidade.
Sua aplicação abrange a filtragem de água do mar, proteção de água de recirculação de torres de resfriamento, sistemas de irrigação, água potável e proteção de membranas UF, EDR e OR.
Processo Oxidativo Avançado
A FOXWATER é pioneira no Brasil na utilização do Processo Oxidativo Avançado – POA – em escala industrial, visando a remoção e eliminação de cargas orgânicas.
O POA, baseado na geração de radicais livres, possibilita a degradação eficiente de vários compostos poluentes. Assim, ele transforma as substâncias orgânicas dos efluentes em substância oxidadas. Isso é possível com a aplicação de ozônio ou peróxido de hidrogênio.
Importante destacar que, para a eficácia do processo é decisivo a escolha da substância com o maior potencial oxidante.
Aplicado nos tratamentos de águas subterrâneas e efluentes complexos, o POA apresenta as seguintes vantagens:
– Processo com alta estabilidade operacional;
– Considerado um processo limpo, onde, nem o carvão ativado e nem os lodos precisam ser removidos após o procedimento;
-Os poluentes persistentes ou de difícil decomposições biológicas podem ser eliminadas pela oxidação úmida.
CENTRO DE BIOTECNOLOGIA
Criado em 2015, o Centro de Biotecnologia da FOXWATER tem o objetivo de fornecer aos clientes soluções tecnológicas e de sustentabilidade da mais alta qualidade.
A FOXWATER investe em pesquisas para aprimorar cada vez mais os produtos e processos para a biorremediação natural, que é um processo seguro e eficiente de regeneração natural de ecossistemas contaminados.
A técnica utiliza microrganismos naturais, como bactérias, fungos, leveduras e enzimas capazes de remover ou neutralizar poluentes orgânicos e inorgânicos presentes nos solos, e nas águas.
Com processos como bioestimulação e bioaumentação é possível otimizar a biorremediação natural e alcançar parâmetros nacionais e internacionais para o descarte em aterros sanitários ou rios, sem qualquer prejuízo para a biodiversidade.
Estas tecnologias são conhecidas como as soluções de mais baixo custo para a tratamento de efluentes, água e solos contaminados.
O Centro de Biotecnologia da FOXWATER trabalha contínua e exaustivamente na seleção e isolamento de bactérias. Em seus laboratórios já coleciona mais de trinta linhagens, isoladas no próprio local de contaminação e tratadas com tecnologia FOXWATER de seleção, para que fiquem com alta habilidade em degradar os compostos poluentes.
As tecnologias desenvolvidas no Centro de Biotecnologia podem ser aplicadas em efluentes industriais de petroquímicas, têxteis, indústria de alimentos, percolado de aterros sanitários ajudando as empresas a encontrar os padrões de descarte ideal da legislação economizando também nos custos do tratamento.
Isso torna a FOXWATER referência em soluções ambientalmente sustentáveis para projetos e instalações de estações de tratamento de efluentes e consultorias em biotecnologia.
SKID Plug and Play
SKID é um termo usado para se referir a um sistema elaborado de maneira personalizada para cada situação, ou seja, de acordo com a necessidade de cada cliente.
Nós da FOXWATER temos essa modelagem como forma de entrega de nossas estações, perfeitas para clientes que não possuem um espaço físico ou que precisariam mover/alocar a estação em outro ponto futuramente.